Sobre o OP | Mensagem do Presidente da Câmara
Mensagem do Presidente da Câmara

A implementação do Orçamento Participativo em Braga constitui um passo decisivo na construção de uma cidadania mais activa e responsável. Esta é uma ferramenta que, na sua essência, devolve à sociedade civil um espaço e um tempo de intervenção.

Uma real capacidade de decisão e de intervenção sobre temas municipais, permitindo aos cidadãos intervir, influenciar e opinar sobre projectos e investimentos que devem ser colocados ao serviço e à disposição de todos os interessados.

O Município de Braga terá, desde já, uma dotação financeira de meio milhão de euros vocacionados para este Orçamento Participativo. Acreditamos que a gestão pública se faz, acima de tudo, com as pessoas e com projectos e propostas concretizáveis. É nesse sentido que decidimos dotar este projecto de reais meios de afectação, nomeadamente financeiros, conducentes à sua execução. O esforço dos cidadãos que neste projecto participam deve ser devidamente recompensado com a concretização das ideias propostas, para que a motivação para a participação cívica aumente com o passar dos anos.

O envolvimento dos cidadãos, das instituições, das IPSS’s, das Escolas, entre outros agentes, permite uma efectiva e crescente participação da comunidade na vida activa da sua cidade, do seu bairro, da sua rua. Isso corporiza o que de melhor e mais importante existe em democracia e em política.

Com Eduardo Jorge Madureira, figura de destaque da sociedade Bracarense, como responsável máximo pela gestão do processo do Orçamento Participativo, temos a garantia de uma coordenação responsável, inclusiva e humanista de todo este projecto.

O desejável sucesso desta iniciativa é tanto maior, quanto maior for a participação de todos e de cada um. Braga é de todos e todos têm uma palavra a dizer na construção de um presente e futuro melhores. Participe e faça ouvir a sua voz! Faça parte!